Zélia Nobre artista talentosa e amiga de longa data, desafiou-me para fotografar em estúdio as suas magníficas peças de joalharia contemporânea. Foram vários dias seguidos de trabalho, em que me concentrei na transição da minha habitual fonte de luz - sol - para um ambiente de luz controlada e em encontrar uma linguagem que transmitisse a coerência do trabalho para o novo site da artista. Mais aqui.
Investimento Imobiliário
“Precisamos de fotografias de Lisboa, mas não a Torre de Belém. Queremos a nova Lisboa e também um pouco de mar e surf. Temos X de budget e deixamos ao seu critério o quê e como fotografar.” Este era o pedido da Axpe / Christie’s para a criação de algumas imagens de arquivo a usar numa brochura dedicada ao investimento imobiliário em Portugal. Pedirem a um fotógrafo que trabalhe ao seu ritmo e ao seu gosto, numa cidade como Lisboa, é entrar no campo do “as good as it gets”….
Saca (que filme)
O ponto de partida: uma fotografia que tirei a um ilustre desconhecido no Chile em 2013 e que chamou a atenção do realizador do documentário “Saca - O filme de Tiago Pires” que me pediu para tentar reproduzir a mesma situação na costa portuguesa, mas desta vez com o Tiago como modelo.
Claro que a fotografia original não era só mais uma (nunca são) e que a forma como foi captada implicava uma série de condições difíceis de reproduzir noutro tempo e noutro local. Afinal, é mesmo essa a magia da fotografia: permitir reviver o que já não se repete. Sabendo tudo isto de antemão e estando a par da descontração habitual do realizador carioca Júlio Adler perante as pedras no caminho, procurei uma praia onde pudesse reunir condições tão próximas quanto possível do local da primeira imagem. A saber:
1) Areal com uma inclinação inversa ao habitual, ou seja, estando a fotografar no sentido terra - mar, ficar num plano inferior ao do surfista a caminhar à beira-mar.
2) Contra luz directo a partir do meio da tarde - pretendia-se uma silhueta do surfista com o sol a entrar no enquadramento.
3) Praia perto de Lisboa que estivesse quase deserta num dia solarengo de Primavera e com areia lisa sem pegadas, para evitar despesas de pós-produção.
A juntar a estes requisitos, seria preciso ainda conjugar as agendas de todos os envolvidos - Tiago Pires, Júlio Adler, Isabel Corte-Real, Pedro Falcão e Ricardo Capristano.
Depois de analisadas várias hipóteses, acabei por escolher o Guincho, onde consegui uma zona de areal com a inclinação certa, o sol no ângulo mais adequado e uma praia deserta graças ao intenso vento gelado de norte tão característica desta praia, que serviu ainda para adicionar algum drama às imagens captadas, e alguns momentos de desespero para quem estava a tentar manter as câmaras estáveis e as objectivas limpas…
Scuderia Azzurra
A Scuderia Azzurra é uma empresa especializada em recuperar automóveis clássicos italianos das décadas de 50 e 60, com um foco especial em três marcas: Maserati, Lancia e Alfa Romeo. Começámos a desenvolver este trabalho fotográfico há cerca de um ano e para quem como eu tem uma paixão especial por automóveis, fico maravilhado com estas verdadeiras obras de arte de linhas marcadas e formas apuradas. Não estando matriculados, os carros não podem ser fotografados a circular, pelo que a solução passa por ter um local previamente definido para fotografar os diferentes modelos à medida que são terminados e antes de serem entregues aos clientes finais. As fotografias produzidas servem tanto para registo do trabalho executado em cada carro, como para ilustrar o site da marca.